segunda-feira, junho 27, 2005

Les uns et les autres

A liberdade de expressão é para mim o sustento da blogosfera. Cada um cria o seu blog e torna-o o espelho do que quiser, do que lhe der mais satisfação privada que se torne público. Assim se preenche um diário pessoal.

Quando falamos de weblogs onde há mais que um escriba, temos de ter a certeza que de ínicio nos compreendemos e compreendemos o que se espera uns dos outros. Certamente há surpresas. O inesperado torna o diálogo mais interessante, senão possível. Mesmo em blogs colectivos onde os escribas partilham os mesmos valores, há por vezes troca de argumentos sobre pontos de vista distintos. Ganha o debate e o blog.

Nos posts deste Office podem encontrar muitas vezes posições bem diversas. Muitas vezes antónimas. Algumas vezes concordantes. Mas eu sabia ao que ía quando convidei o Luís Marvão, quando insisti, para que ele deixasse aqui as suas considerações sobre o mundo que nos rodeia.
Alguns meses depois, o exercício do contraditório aqui no Office superou as minhas expectativas. Mas as regras sempre foram claras: o Marvão faria do Office Lounging a sua casa enquanto esta lhe fosse confortável. A liberdade de saída estaria assegurada, na certeza que a consideração mútua continuaria. E isso faz a diferença: eu posso não concordar com ele, mas respeito-o por aceitar debater essas disconcordâncias sempre com tolerância, respeito e bom humor, que é coisa que por vezes faz falta à direita e à esquerda.
Recordo parte do que escrevi há 6 meses:
Caro Marvão, dou-te as boas-vindas, com a certeza que iremos manter uma saudável e constante discordância. Espero que nos divertamos bastante com isso - só assim vale a pena.