quinta-feira, junho 23, 2005

Equívocos

Caro Marvão,
Antes de continuar, gostava de fazer um disclaimer: não sou accionista de nenhum banco nem de nenhuma SCR. Dito isto, talvez seja de esclarecer a diferença entre banca comercial (no sentido tradicional) e o que é uma SCR (Sociedade de Capital de Risco). Nada melhor do que verificar como define a APCRI este negócio e que diferenças existem com o tradicional financiamento bancário. Para isso aconselho a visita ao seu site, abstendo-me de aqui o repetir abundantemente. Deixo apenas este parágrafo:
"Não confunda CR com endividamento. Num empréstimo os financiadores têm direito a juros e reembolso do capital qualquer que seja a evolução do seu negócio, sucesso ou falhanço. Com o CR há uma entrada de dinheiro como contrapartida da tomada de uma posição minoritária no capital da empresa, pelo que a rentabilidade dos investidores depende da rendibilidade e do sucesso do negócio."

Adiante. Porque achará o Sr. presidente, figura respeitável, mas dada a acessos emocionais que o fazem ter visões de desígnios nacionais, que os empresários bancários mudariam a sua estratégia? Estarão os seus accionistas a pressioná-los para mudarem de estratégia? Por serem instituições sem fins lucrativos? Não me digam que vamos voltar ao debate sobre responsabilidade social das empresas, que o Sr. presidente também defendeu há alguns meses... Porque não se informa o Sr. presidente antes de se acometer de tantas e grandes emoções que o fazem defender tais desígnios?

Adenda: Leitura complementar no Insurgente.