terça-feira, julho 19, 2005

A C.M. de Setúbal e o "Processo Revolucionário Bolivariano"

A câmara municipal de Setúbal divulga o 16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (evento apoiado por Hugo Chavéz), com um texto na sua página na internet:
O futuro de cada país depende da acção conjunta dos jovens, o que os torna um dos principais alvos da globalização capitalista e da ofensiva ideológica do imperialismo. A juventude desempenha um papel efectivo na luta contra estas ofensivas. Em todos e cada um dos países há movimentos de resistência contra o imperialismo, lutando por novos sistemas sociais que rejeitem a ideia de que o capitalismo é a única opção, e que apresentem o poder popular como alternativa real às políticas neo-liberais.(...)

Os jovens de todo o mundo têm sido vítimas dos efeitos das políticas imperialistas e neo-liberais de instituições internacionais como o FMI, a OMC, o G-8, a União Europeia e o Banco Mundial.(...)

O 16º FMJE afirma e reforça o seu carácter de evento internacional, anti-imperialista e político-cultural das massas juvenis e estudantis. É também uma oportunidade de expressar a solidariedade com a juventude e povo da Venezuela, a sua Revolução Bolivariana e todos os povos em luta no mundo.
Do programa de actividades, constam o "Tribunal Anti-Imperialista", os "Fóruns de Solidariedade Internacional com os povos em luta" e o "dia de Solidariedade coma Luta do Povo Venezuelano e com o Processo Revolucionário Bolivariano". A direcção deste encontro é assegurada por um português.

Como munícipe, registo a utilização dos recursos camarários para o que só pode ser considerado um serviço de propaganda ideológica e partidária, dadas as ligações entre os organizadores, do lado português, e a CDU. Infiro também que a CMS e o seu presidente apoiam as posições do presidente venezuelano e o seu PREC bolivariano.

Texto já publicado no Insurgente.