quarta-feira, julho 06, 2005

Mais Uma Vez o Investimento Público

O governo anunciou, com pompa e circunstância, o Programa de Investimento em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP).
É o investimento público como panaceia para os males que afligem a nossa querida pátria. É o investimento público tão esperado pela nossa classe empresarial, que saudou o compromisso governamental no faraónico aeroporto da Ota.
Além disso, teremos, ao que parece, mais auto-estradas, melhorias em muitas vias de comunicação, em suma, o betão continua a ser central na nossa vida económica. Para que o nosso sector da construção civil volte a respirar, tendo o Estado como motor do seu desenvolvimento.
O nosso primeiro-ministro quis por certo insuflar algum optimismo no país, espera um aumento do emprego, por via desses grandiosos projectos, e uma revitalização da nossa economia. Chegou mesmo avançar com uma previsão de crescimento do PIB, impacto futuro do investimento público agora anunciado. Mas não sei se chegará para alterar o estado depressivo instalado, pois, no fundo, todos estamos cansados de previsões, do manuseamento de estatísticas e números em mediáticas entrevistas.
Enfim, mudam os governos mas a receita é sempre a mesma, a do investimento público assente no betão, para contentamento dos lóbis instalados à sombra do bloco central.

P.S. Não sou contra todo o tipo de investimento público, acho por exemplo que o TGV e a modernização das vias ferroviárias constituem projectos importantes para o país; folgo em saber que não foram adiados.