terça-feira, julho 05, 2005

Olha que não!

Costumo exercer o contraditório com o Marvão através da caixa de comentários dos seus textos, mas desta vez ele escreveu algo que merece ser contraditado com maior visibilidade. Diz o meu homónimo:
"Anunciarão nobres medidas para aliviar o sofrimento de África, numa lógica caritativa tão ao gosto dos liberais. Um simbólico perdão da dívida, mas nenhum compromisso concreto sobre o comércio justo, que este sempre foi feito de relações de poder e de dominação, e nesse quadro não contam os arruinados camponeses africanos."

Nada poderia ser mais falso que o apoio dos "liberais" a estas medidas.
Ouvirás sempre um liberal defender o fim do proteccionismo no comércio mundial como o meio de apoiar o crescimento dos países mais pobres ao mesmo tempo que se beneficiam os países mais desenvolvidos. O livre comércio é de facto uma das causas liberais. Os perdões de dívidas são mais ao gosto dos Sir's Geldofs deste mundo, indo beneficiar os ditadores e as suas clientelas. Normalmente encontramos entre os apoiantes dos perdões os mesmos que se manifestam contra a globalização e contra o livre comércio. Os mesmos que protestam contra os OGM's que os agricultores africanos precisam para rentabilizar as suas culturas e que precisam que a UE não barre a sua comercialização.
Pensa nisto.