quarta-feira, novembro 02, 2005

Visita recomendada

ExamplePara quem aprecia a gastronomia alentejana, fica esta recomendação de visita à vila de Arraiolos, onde decorre a "8.ª Mostra Gastronómica/Feira do Tapete de Arraiolos".
Como o nome indica, de uma assentada promovem-se os tapetes e a gastronomia local. Confesso, no entanto, que foi esta última que me levou até lá. Escolhido o restaurante antecipadamente (convém marcar mesa), não tivemos de passar pelo díficil processo de escolha entre os vários lá representados. A ementa do "Alpendre" apresenta carne de porco, borrego ou de vaca cozinhada de várias maneiras e servidas com vários tipos de migas. As de espargos, que acompanharam a minha grelhada mista de porco eram verdadeiramente excelentes. Para melhor acomodar o repasto, o tinto da região é indispensável (a escolha foi Monte do Pintor 2001). A escolha das sobremesas foi tarefa impossível. Felizmente, foi-nos sugerido que perante tais dificuldades, experimentássemos um "pijaminha", um prato com um pouco de cada um dos doces. Excelentes todos, com especial nota para o Pastel de Toucinho e o Doce do Monte.
Antes de sairem para desmoer o repasto com um passeio pela vila (vão até ao castelo e apreciem a paisagem a perder de vista), passem pela zona de exposições, onde poderão admirar (e comprar) os tapetes, os queijos, enchidos e doces da zona.