terça-feira, outubro 24, 2006

Condi

Example

A ler (em português) ou a ouvir (versão alargada em relação à versão escrita), uma entrevista com a Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice:

Quando eu olho para trás, para a queda do comunismo, apercebo-me de estávamos apenas a colher os frutos de decisões tomadas em 1946 e 1947. E penso: como é que eles se mantiveram firmes? Porque fosse qual fosse o dia, nesses anos, que entrassem no edifício do Ministério de Estado, as pessoas que aqui trabalhavam recebiam notícias como a de que os comunistas italianos tinham ganho 48% e os comunistas franceses, 46% dos votos. Em 1948, houve um golpe de Estado e a Checoslováquia tornou-se comunista. Em 1948, Berlim entrou em crise e ficou definitivamente dividida. Em 1949, a União Soviética lançou uma arma nuclear cinco anos mais cedo do que estava programado, e os comunistas chineses ganharam.
Se tivessem dito a alguém nessa altura que em 1989 e 1990 a União Soviética iria cair, que a Europa do Leste iria ressurgir serenamente em democracia, a Alemanha seria reunificada e a Polónia, Lituânia, Letónia e Roménia seriam membros da NATO, as pessoas teriam dito: «Isso é uma loucura!».
Hoje, estamos à beira de outra grande transformação. Não sei se levará 10 ou 20 ou 30 anos. Mas as pessoas olharão para trás e dirão: «Ainda bem que não escolheram o caminho mais fácil da mera estabilidade, e insistiram no desenvolvimento democrático.»

Demonstração de convicções de quem continua a afirmar não ser candidata às eleições de '08.