quinta-feira, janeiro 11, 2007

Notícia a partir tudo!

Que é como quem diz “Breaking News!”.
Parece que hoje, muita gente, ficou espantosamente aflita com a descoberta que o SNS é pago pelos impostos dos contribuintes.
Parece que descobrimos hoje que é deficitário e que, tal com os valores da dívida pública revelados há dias, terão de ser os mesmos de sempre (e os seus descendentes) a pagar o universalismo assistencialista do SNS e os custos que acarreta. A surpresa de mais um alerta “economicista”.
Realmente, não páro de me espantar.
Com a cara de pau, a pouca vergonha dos que negam que afinal não serão necessários mais impostos para manter o paradigma actual e que não pára de crescer (previsivelmente, até, com o fornecimento de mais um serviço, a IVG), com o desplante dos que defendem mais, muito mais, do mesmo.

As necessidades de financiamento do Estado não páram de crescer e mais impostos terão de ser, vão ser, cobrados, já ou num futuro qualquer. Podem-lhe chamar imposto para a saúde ou imposto para doença; é igual. Enquanto não estivermos dispostos a mudar este dogma, décadas a confortar os portugueses com a gratuitidade dos serviços do estado, vai haver mais aumentos de impostos. Se não formos nós, serão os nossos descendentes a pagar. Mesmo que mudemos de caminho agora, as dívidas acumuladas, só por si, continuarão a gerar aumentos de impostos.
Quem nos disser o contrário, mente com todos os dentes que tem na boca.

Já colocado no Insurgente.