quinta-feira, março 01, 2007

Re: Epítetos

Escreve o Adolfo no Arte da Fuga, a propósito da posição no referendo sobre a despenalização do aborto:
Idiota útil foi um dos epítetos que me foi oferecido nos últimos tempos. E com uma frequência notável, devo dizer. Não me preocupo, claro. A idiotice pertencerá sempre a quem não tiver ideias. E esses, normalmente, votam em carneirada.
Recordo o que eu escrevi nas vésperas do referendo, reafirmando o meu sentido de voto no Sim:
Se o Sim ganhar (...) Começará a ser discutida a reorganização dos serviços de obstetrícia, genecologia ou planeamento familiar do SNS. Discutir-se-á a taxa de comparticipação em abortos feitos em clínicas privadas.
Para mim, essa discussão deverá ocorrer depois do referendo, não sendo no entanto díficil adivinhar qual a minha posição. Irei discutir o assunto, sem receio de ver a minha posição diminuída pela decisão de voto que tomei.
Era o que faltava, considerar diminuída a minha posição. O uso do síndroma da manada para apontar a quem não é alinhado, um erro de posição irrecuperável, não me incomoda nada.