terça-feira, dezembro 11, 2007

Primárias americanas


Os resultados desta sondagem revelam um largo espectro de indecisos entre o eleitorado republicano, o que explica as sucessivas alterações quanto à liderança nos inquéritos de opinião, nenhum dos candidatos se destacando claramente. A novidade é o aparecimento de Michael Huckabee, senador do Estado do Arkansas; Rudy Giuliani parece levar uma ligeira, muito ligeira, vantagem: é o que recolhe a maior percentagem de respostas favoráveis. No entanto, isso é ensombrado pelo índice de opiniões desfavoráveis, ou não fosse ele um nova-iorquino.
A única tendência que se vislumbra, entre os republicanos, é a do progressivo ocaso da candidatura do senador McCain, que poderemos atribuir ao Iraque (percebe-se que ele iria prolongar o atoleiro iraquiano) e à pouca clareza em questões domésticas centrais para grande parte dos eleitores dos elefantes. Não se percebe muito bem o que ele pensa das guerras culturais, do papel da religião na sociedade, da imigração ou da alargamento da cobertura do serviço de saúde. E numa primárias, estas são as questões dominantes; nelas votam os eleitores de convicções mais arreigadas ou presos a eixos de valores (ideológicos...).
No campo democrata, a polarização entre Hillary Clinton e Barack Obama é o grande dado. Desenha-se uma vantagem de Hillary, mas não é nada que não possa ser invertido durante a corrida que se avizinha.
Quase tudo em aberto, portanto.