sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O que faz falta é mais "social" - II

Lá teremos o espanto dos progenitores e familiares, ingenuamente incrédulos com a atitude do até agora tão-bom-menino-que-ele-era; os sindicalistas emitirão uma nota condenatória e exigirão mais acção social escolar e polícias dentro da escola; o ministério assobiará para o lado; as autoridades darão um raspanete ao "garoto", sendo que o juíz empregará palavras cujos significados não são de todo compreensíveis para a criatura que tem à frente (quem tem dúvidas que assim seja, do desfazamento dos magistrados em relação à real capacidade cognitiva de quem julga, que assista a algumas sessões em tribunal que envolvam cidadãos destas idades).
Não faltará quem diga que falta mais acção social escolar; que temos de compreender o contexto socio-familio-cultural do "garoto", apontando a necessidade de o Estado promover mais projectos-programas destinados a acolher e potenciar as capacidades ainda não captadas deste e doutros "miúdos". Aos pais deve ser facultada a possibilidade de descobrirem que têm filhos a seu cargo, subsidiando-lhes cursos de formação em Windows Vista (versão na língua de origem dos avós) e a oferta de PSP's que ajudarão a criar belas horas de entretenimento familiar.

Via O Setubalense:
Um aluno, de 14 anos de idade, agrediu fisicamente o presidente do Conselho Executivo da Escola D. Manuel Martins, sita na avenida António Sérgio, nas Manteigadas.

Os factos terão ocorrido anteontem de manhã, no recinto escolar, tendo o caso sido detectado por um agente da PSP do projecto Escola Segura. António Pina, o presidente, foi encaminhado para o Hospital de S. Bernardo onde recebeu tratamento ao ferimento que sofreu na face(...).

Quanto ao aluno, o mesmo foi entregue aos progenitores e desconhece-se qual o encaminhamento que a escola vai dar a este caso uma vez que o presidente do conselho executivo se recusou a falar ao nosso jornal.