quarta-feira, março 05, 2008

Temos primárias!


Depois da (espantosa) sucessão de vitórias de Barack Obama, foi a vez de Hillary Clinton vencer nos estados do Ohio e do Texas e lançar incerteza quanto ao desfecho das primárias do partido democrático.
No Ohio, a economia era a questão decisiva para um eleitorado onde predominam os blue-collars, os trabalhadores da indústria em crise que olham com nostalgia para os anos da administração Clinton. Depois, o peso dos sindicatos, na sua maioria favoráveis a Hillary. Tudo isso se conjugou para que, nesse estado, a antiga primeira dama obtivesse uma vitória clara (uma vantagem na casa dos dois dígitos).
No entanto, Barack Obama conseguiu minimizar os danos no Texas, onde, apesar do voto hispânico, a vitória de Hillary foi estreita; por escassa margem e praticamente sem influência ao nível da repartição dos delegados.
Um dado interessante foi o facto de Hillary Clinton ter ganho pontos entre os eleitores indecisos, o que deixa entrever que a campanha negativa que o seu staff lançou sobre o rival Obama até produziu resultados. Ou não estivéssemos nos Estados Unidos.