domingo, dezembro 07, 2008

Vistos

aaa

Bem-vindo ao Norte
"Bienvenue Chez Les Ch'Tis" é o título original desta comédia absolutamente brilhante. Aliás, nos últimos anos, se a memória não me falha, algumas das melhores comédias que vi eram francesas.
Uma palavra para a legendagem: não era fácil fazê-lo mas conseguiram; muito bem traduzido e adaptado às necessidades de aportuguesar alguns diálogos (ao contrário da atroz e paupérrima tradução e legendagem de "Reviver o passado em Brideshead"). Isto leva-me a questionar a potencialidade cinematográfica de um "Vem-Bindo ao Nuorte, carago" (ou outra variação regional qualquer).

Ensaio sobre a Cegueira
Não sei exactamente como explicar os meus sentimentos em relação ao filme. Julianne Moore é uma grande actriz, sem dúvida. Danny Glover também. Gael Garcia Bernal idem. Mark Ruffalo também não está mal. O restante elenco aguenta-se.
Então porque me soube a pouco? Porque me fica a desconfiança que esta metáfora de sociedade esquece, ignora tenta esconder (é cega a...) à capacidade dos seres humanos a resistirem aos atropelos autoritários?
Não li o livro, mas diz-me quem o leu que o filme não lhe é infiel. Tomando isto como certo, Meirelles é fiel à visão de Saramago. E este é que sempre foi. Um escritor alinhado com o mesmo autoritarismo ideológico que levava o regime cubano a emprisionar em campos de concentração os homosexuais doentes com Sida.
De facto, Saramago é uma autoridade em cegueira.