domingo, janeiro 25, 2009

Depois de casa roubada

O governo decidiu-se finalmente a colocar polícias de forma permanente em alguns tribunais.Em quais? Pelos vistos, naqueles que recentemente foram assaltados ou onde ocorreram cenas de violência que resultaram em notícias e protestos mais mediáticos por parte das associações de profissionais.Como medida complementar, serão retiradas 32 ATM (máquinas do Multibanco) que estão dentro dos edifícios dos tribunais.


O sinal é claro e a conclusão parece-me óbvia. O estado não consegue garantir a segurança dentro dos espaços onde decorre aquilo que deveria ser o seu “core business” e por isso prefere evitar que a bandidagem caia em tentação. Se é assim, que garantias credíveis de protecção à propriedade privada, aquela de onde vêm os seus recursos sobre a forma de impostos, podem ser dadas? Deverão os cidadãos desfazerem-se dos seus bens para não tentarem os assaltantes?


Numa altura em que se questiona como o estado vai desperdiçar os euros que não tem em obras de necessidade mais que duvidosa e com efeitos mais que fantasiosos, a Justiça e a Segurança devem ser recordadas como merecedoras de mais atenção por parte dos governantes.

Já colocado no Insurgente.