terça-feira, novembro 30, 2004

José Pacheco Pereira em entrevista

Example
O autor do Abrupto, José Pacheco Pereira, deu uma entrevista à revista Selecções do Reader's Digest e que é publicada na edição de Dezembro.

"(...)Em Portugal, depois do 25 de Abril há três personagens que têm um papel decisivo. A primeira é Mário Soares; deve-se-lhe em grande parte ter evitado que o país se tornasse numa ditadura comunista. Depois, Sá Carneiro, que não aceita um socialismo militar copiado da América Latina e exige que o regime se torne numa democracia plena com civis a decidirem tudo, inclusive a política de defesa e das forças armadas. Se Mário Soares garantiu as liberdades públicas, Sá Carneiro ajudou a tornar civil a nossa vida política. Cavaco fez uma outra revolução: acabou com os restos da Constituição que vinha do período do PREC. O 25 de Abril termina com o cavaquismo."


"(...)Sempre tive consciência de que o lastro que temos é muito pesado. Precisávamos de perder o excessivo garantismo do Estado. Temos uma sociedade que vive abafada por um Estado que é, ele próprio, em grande parte incompetente. Isto mata o dinamismo social. As pessoas podem estar irritadas com o poder, zangadas, mas verdadeiramente não desejam as peripécias da mudança, a mobilidade profissional, geográfica."


O site da revista disponibiliza também a entrevista de José Manuel Durão Barroso na edição de Novembro, e que foi concedida durante o acidentado período de escolha e votação da sua Comissão Europeia.