quarta-feira, janeiro 19, 2005

Travões no TGV

O projecto do TGV é orçamentado em 3,8 mil milhões de euros, significando por isso que irá custar muito mais.
Dadas as características do percurso (distâncias, tipo de linhas e paragens) parece a mim, que sou um leigo nestas engenharias, que as distâncias percorridas a alta velocidade, explorando as potencialidades do engenho serão mínimas. Será alguma vez atingida a velocidade máxima?
Está visto que os travões deverão ser as componentes mais importantes do TGV que irá circular em Portugal.
A directora financeira da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, SA pretende "maximizar a procura e não a receita" ao estimar um preço de 35 euros por bilhete para a viagem entre Lisboa e Porto. Mais uma estratégia brilhante de uma gestora pública: o que interessa é ter os comboios com passageiros. Não interessa se o investimento é rentável.

A RAVE foi constituída pelo DL nº 323.H/2000, publicado no DR nº 291 de 19 de Dezembro de 2000. Os accionistas de um capital de 2,5 milhões de euros são o estado português (60%) e a REFER (40%). Esta última também é uma empresa pública: A Rede Ferroviária Nacional - REFER, EP , foi criada pelo Decreto-Lei n° 104/97 de 29 de Abril, com um capital de 305,2 milhões de euros.