quarta-feira, março 16, 2005

Contradições irracionais

Não sendo sociólogo, deixo aqui o repto ao Luís Marvão para que me tente explicar a evidente contradição entre estas duas notícias (abaixo). Os portugueses parecem ter esquecido que Portugal foi, ciclicamente, um país de expatriados. Os movimentos de emigração para o Brasil, EUA, Canadá, África do Sul, França, Alemanha e Suíça, deslocaram milhões de portugueses à procura de melhorarem as suas condições de vida. Não é à toa que Paris é provavelmente a maior cidade portuguesa.

"Portugal (...)com 62,5 por cento dos inquiridos a responderem contra a entrada de mais estrangeiros no país (...) Os portugueses revelaram-se reservados quando colocados perante a imigração de indivíduos de "outras raças ou etnias", perante "imigrantes dos países mais pobres da Europa" e perante "imigrantes dos países mais pobres fora da Europa". via Público

"Com 2,6 milhões de euros de média diária, os portugueses em França foram, em 2004, a maior fonte de remessas para Portugal, revela o Banco de Portugal sobre as transferências dos emigrantes. O segundo lugar é ocupado pela comunidade portuguesa na Suíça, cujo volume diário de envios de dinheiro ascendeu no ano passado a 1,4 milhões de euros. Os portugueses dos Estados Unidos mantêm o seu tradicional terceiro lugar com remessas médias diárias de 635.347 euros. A evolução positiva do movimento de remessas provenientes da França, Suíça e Reino Unido é a responsável pelo crescimento das remessas em 2004, que totalizaram 2,442 mil milhões de euros." via RR.