quarta-feira, novembro 02, 2005

Faltas e aposentações

A C.M.Setúbal desmente favorecer aposentações compulsivas, resultantes de faltas injustificadas incentivadas pelas chefias:
A Câmara Municipal de Setúbal, consciente do ilícito deste acto, não o praticaria, por mais justos que pudessem ser considerados os resultados efectivos dessa intervenção.
O Diário de Notícias afirma ainda que “a Câmara Municipal de Setúbal aposentou compulsivamente, nos últimos meses, dezenas de funcionários com mais de 30 anos de serviço ou 65 anos de idade”, quando, na realidade, em 2005, foram apenas instaurados nove processos por faltas injustificadas, dos quais cinco desde Setembro.
O presidente, Carlos Sousa, reagiu à notícia do DN que aqui comentei (via SNR):
Questões totalmente refutadas por Carlos de Sousa que classifica a notícia como “descabida” e assegura que os dados apresentados são “falsos”. O presidente reconhece que há um número anormal de trabalhadores a faltarem injustificadamente. Carlos de Sousa diz constatar o facto mas não sabe qual é a origem. Além disso, “a única forma processual de tratar as faltas injustificadas é a “Aposentação Compulsiva””.
Estas declarações em nada modificam as que o autarca já tinha prestado ao DN (incluídas na notícia original) e onde este nega que haja um processo concertado. Apenas fico a saber que Carlos Sousa (ainda) desconhece a razão porque aumentaram de tal maneira as faltas. Para já ficam adiadas 16 aposentações compulsivas (cuja decisão seria tomada hoje).