quarta-feira, setembro 27, 2006

Era de considerar a mudança de nome para "Convento de Sta. Engrácia II"

RSO:

Até ao final do ano, o Ministério da Cultura deverá desbloquear cerca de 200 mil euros para uma intervenção de emergência no Convento de Jesus, que ponha um “travão” ao avançado estado de degradação do monumento.(...)

O projecto previa uma primeira empreitada, no valor de 2,2 milhões de euros, correspondente à intervenção mais urgente de desmontagem do betão colocado nos anos 40 e reposição de coberturas e rebocos. A segunda empreitada, com início previsto para 2008 e num montante de 3,9 milhões de euros, incidiria sobre acabamentos gerais e infra-estruturação do imóvel. «Estes 200 mil euros são apenas para resolver as questões mais urgentes, ao nível do telhado e da infra-estrutura, uma vez que o edifício foi todo picado em 1998, o que o fragilizou ainda mais», sublinha o presidente da LASA.

Além disso, considera o mesmo responsável, a recuperação deveria ter começado «imediatamente a seguir» aos trabalhos arqueológicos, sob pena de se tornar ainda mais vulnerável o edifício. «Não percebemos como é possível avançar-se para as escavações sem garantia de financiamento da obra», questiona Carlos Silveira(...).

Sobre o convento, já aqui escrevi algumas coisas.