segunda-feira, dezembro 11, 2006

A morte de Augusto Pinochet


Augusto Pinochet, o general que ficou tristemente célebre naquele onze de Setembro de 1973, ao derrubar o governo democraticamente eleito do socialista Salvador Allende, faleceu ontem.
Pena que não tenha sido julgado pelos crimes de que foi responsável, ele que impôs, no Chile, um regime que tinha na tortura a sua prática e na arbitrariedade a sua lei.
Os familiares dos mortos e desaparecidos, obra deste regime de torcionários, não viram a justiça ser feita, e ainda tiveram de suportar o indecoroso espectáculo de ver o antigo ditador usar de todos expedientes para se furtar cobardemente a qualquer julgamento. Mesmo que fosse um julgamento justo. Numa sala de tribunal e não num daqueles calabouços militares que ele tão bem sabia destinar às sua vítimas.
Mas talvez o maior castigo em vida, para o General Augusto Pinochet, tenha sido o de ter assistido à chegada da socialista Michelle Bachelet à presidência do Chile , cujo pai, Alberto Arturo Bachelet, não resistiu às torturas a que foi submetido pelos militares golpistas.