segunda-feira, julho 16, 2007

As intercalares de Lisboa

António Costa venceu as intercalares da Lisboa, mas ficou longe, muito longe, da maioria absoluta. Do resultado obtido por António Costa, podemos tirar ilações, quer a nível local, quer a nível nacional.
Para um peso pesado do governo, esta vitória tem de se considerar modesta. Porque António Costa ficou-se por um resultado abaixo dos trinta por cento, somente seis vereadores, o que o obrigará a fazer acordos pontuais com as restantes forças que estarão representadas no elenco governativo da cidade (a não ser que formalize uma aliança com a lista de Carmona, o que seria a todos os títulos escandaloso). Porque se previa a débâcle da direita nestas eleições e o partido socialista nelas empenhou a sua principal figura do governo, aquele que era talvez o seu ministro politicamente mais prestigiado.
A elevada abstenção foi o traço mais marcante destas eleições. Atrever-me-ia a dizer que entre os eleitores a descrença está instalada, que tudo permanecerá na mesma, no que toca ao governo da cidade. Mas esta abstenção diz-nos também algo sobre a popularidade do governo socialista, que está em queda; são evidentes os sinais de erosão.
Neste quadro de desmobilização dos eleitores, as listas de dissidentes/independentes saíram-se muito bem, enquanto comunistas e bolquistas conseguiram segurar as suas posições. Já o CDS ficou fora da vereação, o que representa o primeiro revés de Paulo Portas, desde que assumiu a presidência do partido.


P.S. O aparelho socialista quis brindar-nos com uma manifestação de terceiro-mundismo. No Átrio do Hotel Altlis, um grupo de militantes de Cabeceiras de Basto dava cor à vitória de Costa. Ao menos, espera-se que não tenham também votado nestas eleições.