segunda-feira, agosto 27, 2007

Recordando o que pensam os socialistas sobre o direito de propriedade e os OGM

Há cerca de dois anos atrás, a Câmara Municipal de Odemira (onde o PS é maioria), declarou o concelho como "Território Livre de Organismos Geneticamente Modificados (OGM)":
a reconhecida pureza do território odemirense não deve ser manchada por este tipo de atitudes, onde é mais importante o lucro desenfreado e imediato do que o uso racional do solo e a utilização de sementes naturais
O presidente, socialista, da CMO declarava então ao Diário do Alentejo:
Tal como os proprietários de terrenos podem optar por declarar as suas propriedades como zonas de não caça, também os municípios deveriam poder optar por declarar o seu território como Zona Livre de Transgénicos, proibindo este tipo de culturas.
Ou seja, as câmaras municipais deveriam poder autogar-se direitos de propriedade semelhantes aos legítimos donos (aqueles que pagam os impostos sobre as suas propriedades).

Alguns dias depois destas declarações, o presidente da Cooperativa Agrícola de Monte Alto (de Odemira, na zona de A de Mateus, perto do Almograve), dava conta dos bons resultados que os associados estavam a obter com a plantação de milho transgénico, numa experiência que se estendia por 150 hectares.
Ao Correio da Manhã, um cooperante dizia:
“Tenho 33 hectares de milho transgénico e convencional. No transgénico não tenho perdas, poupo bastante dinheiro em pesticidas e muita da minha saúde. É para continuar.”
Depois dos labregos, que destruiram um hectare de milharal, terem sido defendidos pelo deputado europeu eleito pelo BE, coube ao governo do partido (o socialista) que advoga a ingerência estatal na condução da actividade agrícola e na propriedade privada, vir a público oferecer os recursos do estado para que o agricultor pudesse levar a tribunal os ditos labregos.
Todos tivémos oportunidade de ver o ministro da agricultura a exibir uma maçaroca, aparentemente satisfeito com a qualidade que observava. Não sei se no PS, haveria concordância generalizada com esta defesa pública de uma plantação de OGM's em propriedade privada.