quarta-feira, fevereiro 20, 2008

O Senhor PIN Ambiente


Quase não se dá pelo nosso ministro do ambiente, ele que não parece ter outra missão a não ser avalizar os PINs, tal é a profusão de Projectos de interesse Nacional (dito de outro modo, betão e mais betão) em áreas protegidas, certamente um dos traços estruturantes do Governo de Sócrates.
Mas Francisco Nunes Correia parece ter ganho vida com as chuvas que se abateram sobre a Grande Lisboa, zurzindo nos autarcas que não limpam as latrinas e vielas, os grandes responsáveis pela calamidade de Segunda-feira.
Ainda não sei a que se deve o meu espanto, se ao conteúdo das declarações do ministro, se à forma; à pose de arrogância revelada. Em todo o caso, não deixei de me interrogar sobre quem é esta gente que nos dias de hoje chega a ministro… Porque os exemplos sucedem-se.
As chuvas ceifaram vidas e causaram grande prejuízo, mas nem uma palavra ou gesto de solidariedade de Francisco Nunes, que preferiu lançar culpas sobre os autarcas. E em matéria de culpa, eu creio que o melhor é sermos salomónicos, reparti-la irmãmente por autarcas, governantes e cidadãos, sem esquecer a Mãe Natureza, cujo poder não devemos subestimar.