terça-feira, março 18, 2008

Em Portugal, há muita gente que também não os compreende

AFP:
O jornal oficial cubano Granma afirmou nesta sexta-feira que a deserção de sete jogadores cubanos que competiam no pré-olímpico de futebol, em Tampa, Estados Unidos, é um "golpe baixo".

"A seleção cubana sub-23 sofreu uma vergonhosa deserção de sete integrantes - amparados pela Lei de Ajuste Cubano, incentivadora de posturas desleais -, que fizeram com que a equipe jogasse ontem contra Honduras com apenas dez jogadores e sem reservas", afirmou o Granma, referindo-se à partida disputada na noite de quinta-feira, em que a equipe cubana perdeu de 2 a 0 para os adversários.
(...)
As autoridades esportivas cubanas já haviam caracterizado na véspera como "traição" e uma "irresponsabilidade" a deserção de sete jogadores: Manuel Miranda, Erlys García, Yenier Bermúdez, Yornady Alvarez, Loanny Cartaya, Yenry Díaz e Eder Roldán.
(...)
Um dos desertores, o zagueiro Yenry Díaz, disse à imprensa em Tampa que abandonou a equipe para ficar nos Estados Unidos e poder "estudar e jogar futebol profissional".

Vários jogadores cubanos de futebol desertaram nos últimos anos nos Estados Unidos, entre eles Maikel Galindo, um dos maiores artilheiros da Liga Profissional Americana (MLS). Esta série de fugas que prejudica o esporte cubano desde 1959 aumentou a partir da década de 90 com a crise econômica, provocada pela queda da União Soviética.