terça-feira, dezembro 09, 2008

Do trânsito na renovada Av. Luisa Todi

Por enquanto ainda se desculpa, nenhuma certeza ou crítica pode ser permanente tal é o estado das obras que alteram proibições e obrigações de sentido do trânsito. Mas e quando se der por concluída a intervenção do Polis?

Este fim de semana foi possível testemunhar o estacionamento fora das zonas permitidas, ao longo das faixas de rodagem, ao lado das redes de marcação da zona de obras. Eu sei que é díficil encontrar lugar de estacionamento - daí a ressalva inicial. Espero apenas que dentro de meses se volte a poder circular sem nos preocuparmos se o carro à nossa frente acabou de estacionar no meio da avenida ou se apenas parou antes de continuar a sua marcha.

E os arrumadores? Ou melhor dizendo, aquele bando de janados que as autoridades continuam a permitir que insultem ou, de qualquer forma, maltratem ou chantageiem quem se recusa a dar-lhes a moedinha que recompense a indolência e as escolhas que fizeram na vida.
Está mais que provado, em muitas urbes bem maiores que a nossa, que o combate à pequena delinquência tem frutos na criminalidade em geral. Talvez se a passividade e a demissão da Justiça nestas situações seja razão para que a Polícia se torne complacente com a prática de pedir uma moedinha em zonas de parqueamento pago em parquímetros.
Infelizmente, não tenho grandes dúvidas que continuarão e aumentarão de número. Já hoje é recorrente ver disputas territoriais como a que assisti este fim de semana - um espctáculo rídiculo e deprimente entre quem em tempos foi um projecto de ser humano.
Eu sei. Sou desumano e não tenho em contas a problemática social das vítimas de toxicodependência.
Por mim, queria apenas que se fossem encher de moscas para bem longe.