segunda-feira, novembro 09, 2009

20 anos depois da Queda do Muro


A queda do Muro de Berlim foi há vinte anos. Foi a erupção da História no seio de um mundo que julgáramos inamovível, com os seus dois grandes blocos a moldar a geografia política de então.
Cedeu o mundo do chamado socialismo real, qual frágil castelo de cartas. E bem poderíamos aplicar a esse mundo, que hoje é parte da História, a velha expressão de Marx aquando do Manifesto Comunista: “Tudo o que era sólido se dissolve no ar”.
Foi, paradoxalmente, na pátria de Karl Marx que um regime que se reclamava do ideal comunista ergueu o muro que separou pessoas e famílias. E assim se criou um estado de servidão ainda maior do que o capitalismo que os comunistas queriam combater e superar. Em nome de um Bem Geral, social e obrigatório.
Em nome deste bem, vimos erguer-se um poderoso estado policial que destinava vastos recursos para a espionagem e devassa dos seus cidadãos. Vastas somas tão-só para corromper moralmente os indivíduos. Para insinuar o vírus da delação e da mentira nos círculos familiar e de amizade das pessoas comuns. Neste mundo, a dissidência só podia ser definida enquanto patologia. Pois não era, o socialismo real, o melhor dos mundos possíveis?
Foi na RDA (que um antigo dissidente definiu como "muito pouco democrática, muito pouco socialista, mas profundamente alemã") que a repressão foi mais metódica e minuciosa.
O Muro de Berlim foi o paroxismo do comunismo. E a data em que foi derrubado tem de ser saudada como um dia de liberdade. Independentemente do que se lhe seguiu e das injustiças sociais que grassam no nosso mundo. Porque não há socialismo sem liberdade.

P.S. Este editorial do Avante é, tristemente, uma regressão em relação a anteriores posicionamentos do PCP.