terça-feira, novembro 30, 2004

Oposição

Enquanto lia um post do Tomar Partido, ocorreu-me que a oposição está de férias. Para quê desgastar imagem e o argumentos se o governo tem tempo e disposição para se opôr a si mesmo?
Parece-me que entre audiências com o PR, com a AACS, com o congresso do PSD, com os almoços de desculpas e restabecimento da paz coligacional, com o PM a dizer uma coisa e o Min. das Finanças outra (e a terem de realinhar o discurso), com o tempo perdido a ler o que a comunicação social comenta e com o tempo perdido a rebater as notícias (o que ocupa ministros a rebater o que dizem outros ministros ou mesmo ex's) falta o tempo para governar.
O que até pode ser bom: não há nada pior que um ministro com tempo para planear como vai deixar a sua marca no país. Isto normalmente quer dizer gastar dinheiro que o OE não tem. Mais gastos públicos => mais impostos no futuro.
Até José Sócrates ainda se há-de lembrar deste Outono / Inverno como o tempo mais descançado da sua vida política. A falta de debate político tem-no ajudado a preparar descançadamente as suas "Novas Fronteiras".
O próprio governo trata de se opor a si mesmo e diariamente convida os eleitores a votarem na oposição.

ADENDA - Impressionante o quão rapidamente o quadro descrito acima atingiu o climax. Acabaram as férias de José Socrates. A campanha vai começar.