quarta-feira, abril 02, 2008

Singelos contributos para o debate sobre a suspeitosa subida de preços

O assunto está na ordem do dia. Até o Fórum TSF de hoje foi dedicado ao tema que tanto tem preocupado a direcção do CDS: como é possível que haja produtos cujos preços sobem acima da inflação?

Como contributo para a discussão, sugiro aos dirigentes dos CDS que ponderem também porque é que há produtos que sobem abaixo da inflação, porque é que há produtos que não sobem de preço e porque é que há produtos que baixam de preço (este parece-me o caso mais preocupante, tendo em conta que podemos até estar perante casos de dumping, por vezes da estirpe mais letal - o dumping social).Se sobrar algum tempo no período dedicado a estas reflexões sugiro, como tema extra, o porquê do desaparecimento de muitos produtos (e respectivos preços, claro) dantes colocados, em abundância, à disposição dos consumidores.

Em preparação para a discussão, no apoio à sua fundamentação argumentativa, sugiro alguma literatura que pode vir a ser útil na revisão de alguns conceitos base da economia socialista e marxista.

Já colocado no Insurgente.