quarta-feira, janeiro 07, 2009

Ao serviço do partido

Antes de ontem, em Setúbal. Ontem, em Lisboa. Amanhã, em Setúbal?
Há uma aparente consistência na preparação do PSD para as próximas autárquicas. A reutilização de candidatos com base na sua aparente disponibilidade de servir o partido onde quer que a direcção os coloque. Será o caso de Fernando Negrão?
Como eleitor, tenho na memória que depois de ter aceite o cargo de vereador em Setúbal, abandonou o mesmo para se candidatar à autarquia de Lisboa com o slogan de campanha “Lisboa a sério”. Mantenho a dúvida que tive na altura: afinal Setúbal foi (será?) a “brincar” enquanto o dever partidário não chama para outra autarquia ou nomeação pós-legislativas?

Recordo que em Setúbal, durante este mandato, o PCP trocou o presidente em funções (pouco tempo depois de eleito) por uma outra camarada sem ver a necessidade de questionar os eleitores nem tendo previamente avisado (durante a campanha, por exemplo) que afinal a demissão de eleitos está permanentemente à disposição do centralismo democrático dos órgãos políticos do PCP (para os quais eu não me recordo de ter votado).
Via O Setubalense:

O PSD já fez o convite a Fernando Negrão para ser o seu candidato à presidência da Câmara de Setúbal aguardando agora uma resposta.

Uma sondagem encomendada pelo Partido Social Democrata dá a vitória a Fernando Negrão no caso de se candidatar à presidência da Câmara Municipal de Setúbal. Tal sondagem aponta como candidatos adversários Maria das Dores Meira, actual presidente da autarquia, pela CDU, e Teresa Almeida, ex-vereadora do executivo de Mata Cáceres e ex-Governadora Civil de Setúbal, pelo Partido Socialista.

De referir que a direcção nacional do PSD mandou efectuar sondagens nas capitais do distrito do país, onde não é poder, para apurar quais seriam os melhores candidatos e ganhar essas cidades. Ora, em Setúbal, Negrão surge como o grande candidato capaz de derrotar a actual presidente e uma eventual candidatura socialista de Teresa Almeida.