quinta-feira, fevereiro 05, 2009

"Descubra as Diferenças" - Rádio Europa Lisboa

Já estão disponíveis os Podcasts com a gravação do programa "Descubra as Diferenças" da Rádio Europa Lisboa (90.4 FM)  em que tive o prazer de participar a par do Rui Carmo, a convite dos moderadores André Abrantes Amaral e Antonieta Lopes da Costa e que foi emitido no passado dia 30 de Janeiro. Se quiserem ouvir o que foi discutido, passem por lá.

Os temas em debate foram:

Caso Freeport. Em ano de crise e eleições, surgiram esta semana suspeitas relativamente ao licenciamento do Freeport de Alcochete que envolvem o Primeiro-Ministro. Independentemente de ser culpado ou inocente conseguirá José Sócrates atravessar incólume esta tempestade política?

Intervenção estatal nas empresas. Depois dos bancos são várias as empresas com falta de liquidez e em risco de falir. Nos últimos dias, a Qimonda passou de principal exportador português para possível fonte descontrolada de desempregados. O Bloco de Esquerda já pediu que a empresa fosse nacionalizada, como sucedeu com o BPN. Voltámos ao tempo das empresas estatais?

Fórum Social Mundial. Realiza-se, este fim-de-semana, em Belém do Pará, no Brasil, um novo Fórum Social Mundial. São mais de 100 mil pessoas a discutir o fim do neo-liberalismo. Perante a crise, o sentimento é de esperança numa mudança. Devemos entrar em pânico?

Baixa sem carros. O Presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta semana, que a Baixa Lisboeta não deve ser uma "zona de atravessamento de tráfego." O seu objectivo parece ser o de reduzir os automóvei nquela zona da cidade. Mas será que sem ser de automóvel alguém ainda quer ir à Baixa?