sexta-feira, março 20, 2009

Guardian versus Barclays Bank

O caso Guardian versus Barclays Bank é bem o exemplo das práticas intimidatórias das grandes instituições financeiras deste nosso mundo.
Pecado do Guardian: o de ter revelado um intrincado sistema de fuga ao fisco, que passava pelas Ilhas Caimão, em que estava envolvido aquela prestigiada instituição financeira.
O Barclays, porém, diz que são ganhos de eficiência, em mais um exemplo de novilíngua corrente. E recorreu, com sucesso, à Justiça, que intimou o periódico britânico a retirar do seu sítio na internet todos os conteúdos que aludam às diatribes fiscais do banco.
O Barclays, que obviamente não tolera formas de escrutínio público, arrastou o Guardian para uma batalha judicial que poderá ser financeiramente incomportável para o jornal. E pelos vistos, com prestimosa colaboração da Justiça britânica, não obstante esta ser sustentada pelos contribuintes de Sua Majestade, consegue silenciar um órgão de imprensa que nada mais fez a não ser jornalismo de investigação. Jornalismo de investigação em nome da causa pública.