segunda-feira, junho 08, 2009

Eleições Europeias - impressões

Boa prestação das esquerdas, com o Bloco a obter um resultado histórico, à beira de eleger o terceiro eurodeputado (só falta apurar o círculo da emigração), e a CDU a reforçar a sua votação.
Tiveram estas eleições europeias um forte pendor nacional: os eleitores que hoje (ontem) foram às urnas puniram o partido do governo, que registou um resultado muito fraco, abaixo dos 30%. O PSD venceu, mas a lógica da bipolarização parece estar em franco recuo (à direita, o CDS resiste, contrariando os vaticínios das sondagens).
Acima de tudo, o resultado destas eleições europeias vem alterar o clima político, quanto à inevitabilidade da vitória do Partido Socialista nas legislativas próximas. Ao contrário, tudo está agora em aberto, o que vem trazer maior dramatismo ao próximo acto eleitoral. Em tempo de crise duradoura.
No resto da Europa, a esquerda sofreu derrotas várias. O populismo (veja-se o resultado de Silvio Berlusconi) e a extrema-direita cresceram. Sombras sobre a nossa Europa.


P.S. Como se já não bastasse o falhanço das sondagens publicadas ao longo da campanha, ainda tivemos direito a mais do mesmo, com a publicação de sondagens sobre as legislativas….Enfim, é o mundo às avessas, pois em vez de se comentar factos políticos (neste caso, o resultado das europeias), comentam-se cenários virtuais, ainda para mais com inquéritos de opinião realizados antes deste acto eleitoral! Assim vai o nosso jornalismo.