quinta-feira, outubro 01, 2009

Sugestões para os candidatos autárquicos de Setúbal

No dia da votação para as legislativas, depois de pedir um café ao balcão de uma pastelaria da Praça do Bocage (por sinal, ao meu lado estava Maria Meira), sentei-me na esplanada. Não demorou muito para que um dos muitos pombos, que passarinhava por entre as cadeiras e mesas, resolvesse levantar vôo. Ele e mais uns quantos dos seus companheiros, pelo meio dos clientes, lá foram eles.
Serve esta história para recordar aos candidatos e às suas entourages a praga que se tornaram estas ratazanas com asas. Por todo o lado da cidade se reproduzem e multiplicam (assim se vê a força da palavra de Deus).
A Praça do Bocage e a Praça do Brasil são disso exemplo.
Nesta última até a maldita arquitectura dos velhos prédios que a rodeiam a isso favorece, com as suas varandas quais pombais. Será que os bichos as tomaram por habitação "social"? Será que os comunistas e socialistas que nos têm governado também para a pombalhada aplicam a regra do desrespeito pela propriedade alheia e o direito ao "social" à conta dos outros?
A praça foi transformada num imenso cagadoiro, com um cheiro intenso a merda. Para mais, diariamente há uns quantos cadáveres espalhados pelo chão e que são devidamente triturados pelos pneus dos carros que ali estacionam.
Infelizmente, este exemplo estende-se a outras zonas da cidade: na nóvel Av. Luisa Todi, junto à fonte dos golfinhos, ocuparam a relva e ali estabeleceram uma colónia balnear; nas demais avenidas e ruas da cidade, transformaram semáforos e postes de iluminação em poleiros.
A praga alastrou e nada foi feito nos últimos anos.

Sugestão final: porque não entreter parte da rapaziada da cidade numas belíssimas caçadas à ratazana voadora? Assim sempre davam melhor uso às armas e munições que orgulhosamente costumam exibir aos comerciantes que visitam.