domingo, setembro 27, 2009

Da Logística das eleições

Hoje de manhã, quando fui votar deparei com algumas coisas que não gostei.
Na mesa onde votei, houve alguma dificuldade em ler o meu nome e a registar o meu número, com os membros da mesa a repetirem-se, gerando alguma confusão.

Quando fui colocar o voto na urna, uma eleitora discutia com a mesa por o seu nome e número não constar nas listas e com a mesa a não dar resposta às suas dúvidas. A coisa estava a ser pouco digna e interpelei a mesa para que esclarecesse que instruções tinha num caso como esse. Finalmente indicaram à eleitora que enviasse um SMS para o número que lhe daria a resposta quanto ao seu local de voto. Entretant, já mais pessoas estavam dentro da saula de aula, junto à mesa.

Enfim, este processo de escolha dos membros das mesas leva a que possamos encontrar quem não tenha as capacidades intelectuais para desempenhar a função. É mais que altura de mudar este arcaísmo democrático.

Mais tarde, na Câmara Municipal de Setúbal, pude assistir ao esforço que muitos eleitores mais idosos faziam para aceder às suas mesas de voto, colocadas no 1ºandar, ao cimo da grande escadaria. Para mais, no rés do chão não haviam editais com as mesas de cada intervalo de número de eleitor.