quinta-feira, outubro 08, 2009

Sugestões para os candidatos autárquicos de Setúbal - (II)

No seguimento do post anterior, segue mais uma sugestão deste cidadão eleitor para os candidatos autárquicos da cidade do Sado.

Depois das obras do Polis terem refeito a Av. Luisa Todi, houve algo que não mudou. Continua pejada de janados a tentar extorquir dinheiro a quem precisa estacionar no reduzido número de lugares dsiponíveis. Além do mais, são lugares pagos; preço pelo qual nenhum serviço de qualidade é prestado.

A sugestão era que tais seres humanos fossem impedidos de exercer coacção sobre quem receia ter a sua propriedade danificada (riscos no carro, para referir apenas os casos mais leves) ou sentir em perigo a sua integridade física. Estamos a falar de drogados que nalguns casos já perderam completamente o juízo, alguns mal articulam palavras perceptíveis, mas nada garante aos cidadãos desta cidade que não serão capazes de os afligir.

Se a Câmara dispõe dos meios legais ou executivos para a tal prover? Não sei, talvez a criação de uma Polícia Municipal pudesse ajudar nesta área que tão facilmente se liga à pequena delinquência. Tem sido bem provado nos EUA que o combate aos pequenos delitos ou comportamentos atentatórios da propriedade alheia têm resultados significativos a jusante, na criminalidade mais perigosa. Certamente, os nossos sábios políticos locais (ou os seus staffs de cientistas sociais estará a par de tais análises).

Em qualquer caso, exige-se à Câmara que se constitua assistente da PSP na implementação de práticas policiais que devolvam a uma das mais perigosas cidades do país e aos seus habitantes a paz de poderem viver a sua vida sem receios de serem maltratados ou de verem a sua propriedade destruída ou roubada.

Comece-se pelas coisas mais fáceis de resolver. Impedir que a Av Luisa Todi e as demais artérias da cidade sejam sequestradas pelos drogados é uma delas. Claro, faltará provavelmente tê-los no sítio para tal fazer; é sempre preferível contratar mais uns assalariados estatais que criem programas de apoio aos coitadinhos dos janados.

(PS- Para que conste, digamos que tenho uma atitude mui liberal em relação ao consumo e comércio de estupefacientes; a mesma atitude mui liberal que tenho perante a responsabilidade individual).