quarta-feira, novembro 07, 2007

90 anos de Outubro



Outubro foi há noventa anos. Representou esperança e mais tarde desilusão. Marcou o século vinte, o século soviético, como lhe chamou Moshe Lewin.
Na verdade, como refere o historiador Eric Hobsbawm, o poder, mais do que tomado pelos bolcheviques, caiu nas suas mãos como fruto maduro.
“Diz-se que mais gente se feriu nas filmagens da grande obra de Eisenstein, Outubro (1927), do que durante a tomada do Palácio de Inverno em 7 de Novembro de 1917”
Hobsbaum fala-nos também da repercussão de Outubro no mundo de então:

Os anos 1917-19, em Espanha, vieram a ser conhecidos como o «biénio bolchevique», embora a esquerda local fosse anarquista apaixonada, ou seja, politicamente estivesse no pólo oposto ao de Lenine. Movimentos estudantis revolucionários irromperam em Pequim em 1919 e em Córdoba (Argentina) em 1918, depressa se gerando por toda a América Latina e gerando líderes e partidos marxistas revolucionários locais. O militante nacionalista índio M. N. Roy deixou-se imediatamente fascinar no México, onde a revolução local, entrando na fase mais radical em 1917, reconheceu a sua afinidade com a Rússia Revolucionária: Marx e Lenine tornaram-se seus ícones, juntamente com Montezuma, Emiliano Zapata e vários trabalhadores índios, e ainda podem ser vistos nos murais dos seus artistas oficiais. Poucos meses depois Roy estava em Moscovo, e desempenhou um papel importante na formação da nova política da Internacional para as colónias. Em parte graças a socialistas holandeses residentes, como Henk Snevliet, a Revolução de Outubro deixou a sua marca na principal organização de massa do movimento de libertação nacional indonésio, o Sarekat Islam. «Esta acção do povo russo», disse um jornal de província turco, «ainda um dia no futuro se tornará um sol e iluminará toda a humanidade». No interior distante da Austrália, os rudes tosquiadores de ovelhas (em grande parte católicos irlandeses), sem interesse perceptível por teoria política, aplaudiram os soviéticos como um Estado operário. Nos EUA os finlandeses, há muito a mais fortemente socialista das comunidade imigrantes, converteram-se em massa ao comunismo, enchendo as sombrias povoações mineiras em Minesota de comícios «onde a menção do nome de Lenine fazia pulsar o coração […] Em místico silêncio, quase em êxtase religioso, nós admirávamos tudo o que vinha da Rússia». Em suma, a Revolução de Outubro foi universalmente reconhecida como um acontecimento que abalou o mundo.

P.S. Imgens do filme Outubro, de Eisenstein